Pintar aves com tinta a óleo

Maritaca segurando um pedaço de madeira de lado. O fundo está abstrato, cheio de cores.

Pintar aves com tinta a óleo foi um desafio, já que eu nunca tinha feito nenhum animal antes. Fiz de cara dois pássaros bem brasileiros: a Maritaca e o Bem-te-vi.

A Maritaca eu fiz para a minha amiga Jully, que mora no Canadá e queria ter em casa algo que a lembrasse de sua cidade natal: Bauru, no interior de São Paulo. Já o Bem-te-vi eu simplesmente quis pintar porque eu sinto falta do canto desse lindo passarinho pelas manhãs.

secretada pelo inseto Kerria lacca, inseto vermelho encontrado nas florestas da Índia e TailândiaEu nunca tinha pintado um animal, e pintar aves foi uma experiência interessante, principalmente por terem muitos detalhes e texturas diferentes. A arte faz com que a gente se desafie e vá por caminhos desconhecidos. A técnica que eu utilizo para pintar a Maritaca e o Bem-te-vi é a que eu aprendi com meu professor, o Roberto. Ele ensinou a fazer primeiro o desenho na tela e depois envernizá-la com goma laca. A goma laca é uma resina secretada pelo inseto Kerria lacca, encontrado nas florestas da Índia e Tailândia.

Bem-te-vi olhando para o lado, em uma árvore, durante o por-do-sol/Great Kiskadee looking to the side, on a tree, during the sunset Ao contrário da Maritaca, que levou algumas semanas para eu terminar de pintar, o Bem-te-vi foi feito em alguns dias. Utilizei uma tela bem menor do que as que eu costumo usar e desenhei utilizando uma lapiseira com grafite 0.9. Usei de modelo uma imagem sem direitos autorais que peguei na internet e fiz algumas pequenas alterações, como o fundo e a cabeça do passarinho. Aliás, essa é uma das características da minha arte: eu uso imagens que já existem e faço modificações nelas para que fiquem com o meu olhar de artista. Nesta obra eu não fiz os detalhes das penas como gostaria, mas dei a intenção através das cores. É um quadro menos trabalhado, mas que pode decorar um ambiente, como uma sala de estar ou um corredor. Foi uma tentativa de me religar ao Brasil, pois aqui em Nebraska infelizmente não existem Bem-te-vis.

Maritaca segurando um pedaço de madeira de lado. O fundo está abstrato, cheio de cores.

Pintar aves como a Maritaca já exigem um pouco mais de habilidade, principalmente porque a tela que usei para criá-la era bem maior do que a do Bem-te-vi. Esse pássaro possui muitas cores variadas e os detalhes de seus olhos são bem mais complexos do que os de outras aves. Além disso, esta Maritaca especificamente está de lado, o que torna o ângulo da pintura ainda mais diferente. Eu gostei muito do resultado dessa pintura, principalmente a cauda, que achei extremamente realista, e o fundo, pois utilizei de técnicas abstratas pela primeira vez. As cores se sobressaíram bastante e os olhos ficaram muito expressivos, mas o mais importante de tudo foi receber o áudio da minha amiga, que ficou super feliz com essa pintura.

Tenho planos de pintar aves e outros animais brasileiros, sempre com tinta a óleo, que é o meio que uso para criar minhas peças de arte. Em maio vou ser uma das anfitriãs da Noyes Art Gallery, então já tenho uma lista de pinturas que quero fazer para o evento da primeira sexta-feira do mês.

You Might Also Like

Leave a Reply

pt_BRPOR