O menino palestino sentado nos destroços
O menino palestino sentado nos destroços é uma pintura que eu criei baseada em uma foto que vi na internet e que imediatamente decidi pintar.
A questão Palestina sempre me tocou. Quando vi a foto, tirada pelo fotojornalista palestino Hani Alshaer, senti que deveria mostrar essa criança para o mundo. O menino palestino mora em Gaza e, após começar a pintá-lo, tenho me perguntado todos os dias se ele está vivo.
Na realidade existem duas fotos dessa criança, e as duas são desoladoras. A primeira é representada pela minha pintura, com a diferença que o menino está colorido e o fundo está em preto e branco. A segunda…bem…vou deixar que vocês analisem.
É uma imagem que causa, além de revolta, uma tristeza profunda. Quando olhamos para ela, acreditamos que a humanidade não tem solução. Todavia, não podemos deixar de acreditar porque ainda existem aqueles que estão vivos. Não podemos deixar de contar a história dessas crianças, dessas pessoas. Elas precisam que, juntos, criemos um mundo melhor para elas.
Eu contactei Hani e perguntei se poderia pintar a foto dele. Nunca imaginei receber uma resposta, porém ele viu a minha mensagem e, através do Google Translate, conversamos em árabe e ele compartilhou com seus mais de 80 mil seguidores que uma artista brasileira estava pintando uma imagem dele. Chorei copiosamente quando vi a repostagem dele.
Eu terminei essa obra no dia 09 de janeiro de 2024, e quis deixar o fundo em preto e branco para destacar que é uma criança vivendo em um mundo completamente cinza. É de partir o coração. Ninguém deveria viver assim, principalmente quando você é uma criança. Eu tenho uma filha e acredito que esse menininho deveria ter a mesma qualidade de vida que a minha pequenina tem. Não só ele, como todos os seres. É nesse mundo que eu acredito e é por isso que eu crio a minha arte.
Esse quadro, atualmente, está exposto na Noyes Art Gallery, em Lincoln, Nebraska, EUA. Está ao lado da pintura da Ministra Sônia Guajajara, que eu criei anteriormente. Minha arte é política, e é através dela que eu quero que as pessoas enxerguem aqueles que são invisibilizados pela sociedade.
Espero que essa imagem cause não apenas comoção, mas reflexão e que faça com que, quem a veja, repense sobre em quem elas votam e quais causas elas defendem. O mundo não pode ser colorido para alguns e preto e branco para outros. O menino palestino, assim como todas as criaturas deste planeta, merecem viver em paz.
Leave a Reply